terça-feira, 28 de setembro de 2010







Alunos da Escola João Paulo I comemorando o dia da árvore, realizando o plantio de mudas de Oiti no pátio da escola.


Segundo o instituto Akatu, o Brasil ocupa a preocupante quarta colocação entre os países que mais contribuem para o efeito estufa no planeta. As principais atividades responsáveis são as queimadas e o desmatamento. Em seguida vêm os transportes através da queima de combustíveis fósseis. Além, é claro, dos processos industriais que se utilizam largamente de energia proveniente do petróleo.

Todos esses fatores são os causadores do, agora famoso, aquecimento global, que tem elevado as temperaturas em todo o planeta. E o grande desafio do Brasil e do mundo é reverter esse processo. Uma das medidas sugeridas é o plantio de árvores, pelo qual é possível neutralizar parte das emissões de gases de efeito estufa gerado pelas ações humanas. Quando uma árvore está em fase de crescimento, pelo processo de fotossíntese ela absorve gás carbônico, presente na atmosfera, para formar seu corpo e assim reduz a concentração desse gás que provoca o efeito estufa.

Plantar árvores é sem dúvida muito importante, mas é apenas uma contribuição para a solução do problema de emissão de carbono, ficando muito longe de ser uma solução. Uma árvore pode acumular 190 quilos de CO2 no decorrer de seus 37 anos de crescimento É um longo tempo de espera para compensar uma emissão realizada em um curto espaço de tempo!

Portanto, deve ser ressaltada a importância fundamental que a mudança nos hábitos do consumidor pode ter para contribuir no combate ao aquecimento global. Como se vê, reduzir a quantidade de lixo produzido, evitar o uso do transporte individual e exercer seu poder de escolha privilegiando empresas que se preocupem com a redução de suas emissões de gases de efeito estufa, são atitudes que só trazem benefícios para todos os habitantes do planeta Terra.